quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A taça que queria ser mas que nunca será

Hoje joga-se a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Mas será que isto realmente interessa aos clubes? Não me parece, pelo menos para a maioria... A Taça da Liga foi uma tentativa de trazer mais interesse para o futebol do nosso país, e isso percebo eu bem. Agora já não percebo o porquê de continuar, ano após ano, tentar melhorar a taça com mudança constante das regras. Pior, parece sempre que quem pensa nas regras só o faz para se divertir! Só imagino-os numa sala a reunir e diz um "Olhem lá, bora lá este ano condicionar as meias finais, com tipo, sem sorteio!", e diz outro "Isso é que era! E que tal se um dos critérios de desempate fosse a média de idades das equipas? LOL!" , já estão a perceber a ideia não é...


Pois bem, há quem defenda que simplesmente se devia acabar com esta taça, que nunca fez falta nenhuma. Eu não penso assim. Eu acho que a taça deve existir, com o nome que lhe quiserem dar, isso é o menos. Mas acho que devia ter uma nuance que quanto a mim iria aumentar o interesse do público. Actualmente, todos os clubes tem jogadores que quase nunca jogam por falta de oportunidades, o que leva os clubes apostarem neles nestes jogos. Mas lá está, nem todos pensam assim o que torna demasiado desnivelados alguns jogos que já se viram. Então pergunto eu, porque não inverter uma regra que já fez parte (não sei se ainda faz este ano) que forçava os clubes a jogarem com um certo numero de titulares na Taça da Liga e começarem a forçar os clubes a jogar apenas com um número muito reduzido de titulares? Isso seria óptimo para a competição, iria haver muito mais oportunidades para alguns jogadores e para o público de os ver jogar e realmente saber aquilo que valem, todas as equipas estariam em igualdade, pois uma equipa pequena sem nada a perder pode por os seus titulares contra as "reservas" de um grande com medo de lesões e do desgaste pois tem outras competições com que se preocupar.
Esta taça não está perdida, só muito confusa. Precisa de um novo formato, regras que realmente façam sentido e de uma pontinha de sorte para não ter casos de arbitragem a manchar por completo como já mancharam este formato. Esta taça da Liga que até acho que começou muito bem com a vitória do Setúbal (merecidíssimo, foi uma grande vitória de uma equipa que quis muito aquela taça), numa festa bonita, que aproveitou bem um estádio que é pouco utilizado e foi bem caro. Mas infelizmente está a morrer jovem e espero que alguém com juízo faça alguma coisa em relação a isso.

1 comentário:

  1. Também penso que esta competição carece de ser revista de forma a torná-la mais aliciante para os clubes e para o público.Acho que deveria ser uma via para dar mais oportunidades aos jogadores "tapados" que passam a maior parte dos seus contratos no "banco" sem oportunidade de se mostrarem.

    ResponderEliminar