segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A questão do meio campo

Já de há algum tempo para cá que as tácticas usadas no FC Porto incluem sempre um peça chave: o trinco. Costinha, Paulo Assunção e Fernando são os exemplos mais recentes de jogadores que se tornaram nucleares e fundamentais nas movimentações das equipas, que a atacar quer a defender. Mas parece-me que a "moda" do trinco estará a mudar de direcção, num sentido mais táctico.

http://www1.pictures.zimbio.com/gi/Fernando%20Reges%20FC%20Porto%20v%20Villarreal%20UEFA%203OHXigGALE6l.jpg

 Tudo começou com Jesualdo Ferreira, quando quis já no tempo dele quis pôr Guarin na posição 6, mas com resultados fracos, fazendo-o abandonar essa hipótese. Depois Villas-Boas deu asas a Fernando e tentou torna-lo num trinco mais solto e mais ofensivo. Quase que conseguiu no inicio da época, mas Fernando foi perdendo esse fulgor e voltou a ser o mesmo trinco recuperador de bolas que já nos tinha habituado. E agora, Vítor Pereira. Na passada Terça, vimos na segunda parte uma variação do meio campo que me agradou bastante: o duplo pivô com um jogador mais ofensivo - Moutinho, Defour e Belluschi. Ora isto oferece uma produtividade ofensiva bem mais ostensiva, e no campeonato português, com os típicos autocarros, creio que será algo a manter. Na Liga dos Campeões, honestamente, creio que o velho trinco compensará mais para equilibrar o meio campo.


A bola está nas mãos nos pés de Vítor Pereira. O que ele irá fazer, só ele saberá, mas o inicio de epoca tem sido bastante agradável de ver a vários niveis, o que auspicia um bom resto de temporada. E vós, caros leitores, qual acham que deve de ser o meio campo? Duplo pivo ou trinco? E com que jogadores?

1 comentário:

  1. Boas,

    Antes de mais parabens por mais um belo espaço na blogosfera azul e branca.

    Vou adicionar o teu link se não te importas, e já agora se estiveres interessado o meu é ...

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    Um abraço

    ResponderEliminar