quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Agarra as chuteiras, mas não os jogadores

Guimarães e Leiria (mais concretamente, Marinha Grande). Que estes dois jogos têm em comum? Além de ambos terem terminado com a vitória do FC Porto, os dois campos estavam simplesmente em péssimo estado. Como é possível que isto aconteça na principal liga portuguesa? Como é possível existirem estádios que até é vergonhoso chama-los disso mesmo serem palcos de jogos entre as melhores equipas portuguesas? Relvados assim só se vêem nos piores campeonatos mundiais. E se queremos se como os melhores, temos que lutar para isso. Claro que existem certas coisas que são complicadas de mudar, eu sei, mas outras coisas não o são, e o ambiente dos jogos, as suas condições, deveriam merecer uma atenção maior por parte da Liga. Porquê?
Vejamos, por exemplo, o que disse Co Adriaanse quando lhe perguntaram se tinha saudades de Portugal:  

«Sinto a falta dos jogos grandes, com Benfica e Sporting, e também das viagens à Madeira, que é uma ilha muito bonita. Mas não sinto a falta dos jogos pequenos, com mil ou dois mil adeptos nas bancadas».

Isto diz muito sobre o que lá fora pensam do nosso campeonato. Um campeonato com bons jogos entre os grandes, mas que para além disso é tipo regionais, "sem sal". 
Creio que é altura de se pensar a fundo nestas questões que quanto a mim, são factores preponderantes para, por exemplo, atrair ou manter os grandes jogadores em Portugal! Que jogador gosta de ir a Leiria jogar num estádio com um relvado deplorável e meia dúzia de gatos nas bancadas? Nenhum. Pois é.

2 comentários:

  1. ...num estádio com um relvado deplorável, meia dúzia de gatos pingados ( e bastantes adeptos do porto) nas bancadas e um apagão?...

    é, mas nunca esquecer que em dublin na final da liga europa o relvado também estava uma merda!...

    ResponderEliminar
  2. Sim, estavam bastantes adeptos do Porto,eu sei, o que quis dizer foi que estes jogos arrastam pouco mais gente que alguns que se vê nas distritais (as vezes menos...)

    ResponderEliminar