quarta-feira, 2 de março de 2011

Utopia

Eu não vivi a ditadura portuguesa, como tal tudo que sei sobre o assunto foi-me transmitido pelos meus pais e na escola. Não imagino como seria a comunicação social naquele tempo, mas se era pior do que é agora, é algo que para mim é inacreditável. As poucas vergonhas continuam a ser vomitadas em pleno relvado na luz, continuam as confusões, continuam as agressões nos jogos, continuam as pressões na linha, os insultos... e a quem compete denunciar estas situações? Ao povo? Nós fazemos a nossa parte, em blogs, em conversas com amigos, mas isso não tem efeito nenhum.

Quem deveria de denunciar estas situações, quem deveria de ser a face da verdade, doa a quem doer, é a comunicação social. Quem nunca viu daqueles filmes americanos em que o personagem principal é um jornalista, que passa por cima de tudo e todos e arrisca a carreira e a vida para apurar a verdade? Sim, é filme. Mas porque é que os nosso jornalistas não se revêem nesses modelos? Eu não sou jornalista, mas trabalho como toda a gente e tenho um gosto enorme em fazer bem o meu trabalho! Se não o fizer bem não fico bem comigo, e no dia seguinte vou determinado a fazer melhor. Simples, e até lógico não? Mas então olho para as capas dos jornais, olho para os noticiários, olho para aqueles que se dizem jornalistas (excluo daqui obviamente cronistas e convidados que vão mesmo defender um certo clube, esses são um caso a parte) e penso, será que quando se deitam, dormem bem? Não pensam que só contribuem para o mal de um país já de si em maus lençóis? Que contribuem para que o futebol português esteja da maneira que está? Até me podem dizer que a culpa não é da CS, mas sim da Liga, que fecha os olhos a uns e abre bem aberto o olhinho para outros. Até concordo, mas se a CS portuguesa fosse, vamos dizer assim, "à la filme americano", a Liga não seria tão descarada como é em certas ocasiões. Se os jornais cascassem mais na Liga, iriam obrigar a que o futebol fosse algo mais igual para todos. Infelizmente tudo que leio e vejo em Portugal diz-me que isto é meramente uma utopia, que nunca vai mudar, que vai haver sempre um clube preferido na CS.

Já me disseram para não falar da CS de hoje porque amanha até podem por Porto num pedestal. Sim, é verdade. Mas se isso acontecer, não contem comigo para os defender. Não quero que o Porto de amanhã se torne no que é o benfica de hoje, só quero igualdade de direitos e verdade.

2 comentários:

  1. Ó Diogo, amanhã podem por o F.C.Porto num pedestal? Para isso acontecer era preciso inventar um país novo. Neste Portugalzinho, podes esperar sentado!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também me custa a acreditar nisso caro Vila Pouca, mas num país onde o dinheiro sempre falou mais alto, com a tendência que leva o Porto, não seria nada de muito inesperado se a tendência da CS começasse a mudar dentro de alguns anos, quanto a mim

    ResponderEliminar