quarta-feira, 16 de março de 2011

O preço dos equipamentos

O artigo do Reflexão Portista (este) tocou num assunto que é para mim uma questão que vem de há muito tempo e que há uma grande necessidade de se fazer alguma coisa: os artigos vendidos nas lojas azuis, mais propriamente os seus preços.


É do conhecimento geral que, por exemplo, as camisolas são exageradamente caras (75,01 - preço online). São, por exemplo,  mais caras do que as camisolas do Barcelona (74.99 - preço online) e do Real (67,49 - preço online). E não me parece correcto e nem a melhor estratégia. Num país que atravessa uma crise como esta, em que cada vez há menos dinheiro para outras coisas que não as contas da casa, as vendas de equipamentos devem de ser cada vez menos.



Então, que fazer? Primeiro, baixar mesmo o preço dos equipamentos, que é demasiado. Depois, eu apostaria num sistema de "retomas" de equipamentos e de fidelização de clientes. Por exemplo, na compra de um novo equipamento, se entregasse uma camisola de uma época anterior, era dado um desconto. E se todos os anos o mesmo cliente fizesse isso (ficaria registado através do cartão de sócio ou até pela entrega do talão da última "troca"), poderia ser premiado com descontos maiores, de modo a garantir que haveria uma fidelização de clientes, e logo, maiores vendas.


O merchandising é óptimo para os clubes de futebol, se for bem aproveitado. Pode dar muito lucro e além disso, pode garantir novos adeptos. Quando eu era criança, deram-me um mini equipamento e eu adorava vestir-me aquilo, e sem dúvida contribuiu para o meu portismo. Hoje em dia fica consideravelmente mais caro fazer isso e não ajuda em nada o clube. Porque não fazer promoções nos equipamentos de criança de modo a "garantir" novos adeptos para o futuro? Porque é nesse que se tem que apostar para tornar esta nação ainda maior.

2 comentários:

  1. O FC Porto tem muito que melhorar nestas áreas. Muito.


    Obrigado pela mensagem no meu blogue, mas ainda nã vejo a adição do meu blogue

    ResponderEliminar
  2. Também concordo que os equipamentos são excessivamente caros para o actual poder de compra.
    Também acho que o Futebol Clube do Porto mão valoriza a importância de um markting de qualidade.

    ResponderEliminar