quarta-feira, 23 de março de 2011

o futebol português

Os últimos dias ficaram marcados por questões de violência envolvendo tanto Porto como Benfica. Se não se sabe a 100% que fez tanto o ataque à comitiva benfiquista como à casa do FC Porto em Coimbra, pelo menos desconfia-se a 99%.
A rivalidade entre Porto e Benfica é uma das mais antigas do futebol português e sem dúvida a mais aguerrida e que mais paixões desperta.
Mas infelizmente a paixão pelo futebol e pelo desporto muitas vezes se confunde com outras coisas, e os episódios de violência tem vindo a ser cada vez mais recorrentes a cada ano que passa, quer nos estádios, quer bem fora deles. Existem pessoas que vão ao futebol e dizem-se adeptos do clube A, B ou C mas simplesmente vão ao futebol com o intuito de armar confusão, acham-se mais homens por fazer isso.
Impressiona-me também o facto de as autoridades portuguesas e acima de todos, os próprios clubes não fazerem nada para impedir isto. Tudo que vejo é os dirigentes a acusarem-se mutuamente, mas tomar verdadeiramente medidas contra isto é que não. É preciso expulsar esses energúmeros do futebol português, para que este possa crescer e continuar a ser o grande espectáculo que ainda é.
Daqui a duas semanas vamos ter um Benfica VS FC Porto na Luz, e estes acontecimentos fazem-me pensar que as coisas por lá não vão ser nada fáceis de controlar, quer o Porto se sagre campeão, quer o Benfica consiga conservar a sua honra. A mim, só me resta apelar aos adeptos a maior das calmas e que vivam o desporto com fair-play. Mas eu apenas tenho um blog minúsculo, quem deve fazer isto são os dirigentes dos nossos clubes, são ele que devem seriamente e sem segundos ataques apelar a calma e ao desportivismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário