segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um dia fora do normal

Ontem fui ao Dragão. Mas não fui ao Dragão. Confuso? Nem por isso. Passo a explicar. Fui ao Dragão levar a minha namorada que tinha bilhete ver o jogo e eu fiquei cá fora, a ver na TV (ainda procurei o tal café Porta 29, mas fiquei com a impressão que é mesmo no estádio, estou correcto?). Foi por isso um fim de tarde diferente, mas que me permitiu ver de uma perspectiva bem diferente o ambiente que se vive em volta do estádio antes e durante os jogos.

Andei uma hora a vaguear antes do inicio do jogo, a ver como era o ambiente nas diferentes zonas a volta do estádio. Nada de fora do normal. O que me chamou mais a atenção foi mais quando o jogo estava prestes a começar. Estava eu à porta do shopping, onde iria acabar por ver o jogo, e consegui ver a faixa "Estava escrito nas estrelas", as bandeiras e os cartazes. O ambiente festivo transborda por cada canto do estádio e contamina cada um cá fora. Ao contrário do que eu esperava, estavam muitas centenas de pessoas da parte de fora, que estariam lá para passear num dia fantástico como o de ontem e para aproveitar para sentir também essa festa que vinha de dentro do estádio.


Depois dirigi-me para o shopping, à procura de uma TV e vi o jogo. Foi no primeiro golo do Porto que me dei conta de algo curioso. O grito de 47 mil pessoas ecoou nas paredes do shopping, anunciando algo que só viria acontecer segundos depois na transmissão da SportTV. O arrepio que me provocou esse som foi fantástico, e também foi ver a bancada em que se transformou a zona de restauração, que era mais uma extensão do estádio logo ali ao lado.


Resumindo, foi uma tarde bem diferente das que costumo ter no Dragão, mas que me mostrou algumas realidades bem diferentes, mostrou-me que os jogos no Dragão vão muito mais além das quatro linhas ou das próprias bancadas. É algo que contamina toda aquela área, e é algo lindo de se ver.

1 comentário:

  1. A porta 29 refere-se ao café Dragão, ao lado da entrada principal poente do Estádio. Há cerca de dois meses que se encontra encerrado.

    ResponderEliminar