quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ponto de Situação

Com as férias de Natal em bom andamento, o tempo para actualizar o blog não me tem sido muito, mas cá estou para fazer um ponto se situação do que se tem passado nas hostes azuis e brancas.

1- A renovação de AVB. A melhor prenda de Natal para os portistas, na minha maneira de ver. Eu tenho fé que é uma aposta seguríssima no futuro, pois o André é um jovem com enorme margem de futuro (se ele agora é assim, imaginem quando ficar mais experiente...) e é o que se pode chamar de prata da casa, alguém que sente melhor que ninguém aquela casa! Espero que esta seja a primeira de muitas renovações com o André!


2- O regresso de Mariano González. Bem sei que o Mariano nunca caiu mesmo no goto dos portistas, mas eu gosto dele. É tudo o que podemos pedir de um jogador à Porto, é muito esforçado, sacrifica-se em prol da equipa sem problema e é um profissional exemplar. Não é o mais talentoso dos nossos jogadores, mas volta e meia tira cada coelho da cartola...


3- A renovação de Fucile. Finalmente digo eu! Sempre esperei que este grande jogador fosse ficando por aqui e isso está em bom caminho de acontecer! Um dos melhores defesas direitos que tivemos de sempre, dono de uma raça portista que parece que o rapaz é portista desde pequenino!


Resumindo, tudo vai bem para os lados do Dragão, tudo tranquilo, mas convém reanimar a chama de novo pois as dificuldades ainda agora começaram...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Parabéns Presidente!

Hoje o nosso grande presidente faz anos, 73 para ser mais preciso! Espero que a maior figura do nosso grande clube repita este dia por muitos e muito anos! Para comemorar este dia, o "Dragão até à morte" do amigo Vila Pouca (abraço!) fez um post que já vem sido tradição no seu blog. Para ler, clique aqui! E se não conheciam o blog, sugiro que o leiam mais a fundo, pois é um dos melhores blog portistas que existe.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

James e o carniceiro

James Rodriguez começou agora a mostrar o seu futebol nos relvados portugueses. Apesar de ter sido pouco tempo, foi o suficiente para mostrar que ali há talento, e muito! Mas a verdade é que tem muito que andar para ser indiscutível no onze inicial de Villas-Boas, devido à boa forma de Hulk e Varela. E pronto, é o suficiente para o carniceiro do seu empresário vir dizer (mais do que uma vez, até) que ele deveria sair do clube. Estas sangue-sugas são uma peste no futebol actual, e se há alguns que sabem o que fazem, outros como este simplesmente não percebem patavina de futebol e só vêem dinheiro à frente! Espero que o James não vá na conversa, pois vai ser um elemento precioso nos próximos tempos, quer para a gestão de esforço do ataque, quer na alteração da formação num ou outro jogo (ele faz mais do que uma posição), quer para uma eventual lesão.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Boa Viagem, Pôncio Monteiro

A nação portista está hoje de luto. Faleceu um dos mais acérrimos defensores do Futebol Clube do Porto, após mais uma luta dura contra uma doença madrasta. Os meus pêsames a família.
Fica em paz

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Paços de Ferreira 0-3 FC Porto

ai coração, aguenta! aquela segunda parte foi imprópria para cardíacos, com passes tão mal feitos que me faziam reviram os olhos! Mas fica também o registo de uma primeira parte muito boa, com oportunidades suficientes para o 3-0 ter aparecido muito mais cedo... mas não apareceu, valeu Otamendi (Goleador!!!) a por-nos em vantagem e depois foi apagar fogos durante a segunda parte... Valeu também Helton, que fez inúmeras defesas muito boas e uma verdadeiramente brutal a um cabeceamento de um jogador pacense (ele agarrou aquela bola como???) que agora não sei quem foi.


Resumindo, mais uma vitória, o que nos traz um registo impressionante ao fim do ano! Quem diria no inicio do ano que pelo Natal iríamos estar com estamos? Mérito total para os jogadores que tem sido fantásticos, para a equipa técnica quem tem sabido tirar o melhor daqueles rapazes e para o nosso presidente que juntou esta grande equipa! Agora é altura de carregar as baterias pois o resto da época não vai ser repa doce rapaziada!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Pôncio Monteiro

Pôncio Monteiro em coma profundo

As melhoras para um grande portista que não tem tido sorte com a saúde, mas que nunca popou esforços na defesa do seu FC Porto!

Saiu-nos a fava?

Eu acho que não. Acho que o sorteio foi muito bom para nós até! Imaginem a confiança com que vamos ficar depois de eliminar o Sevilha! E o facto de o Sevilha ser um clube grande vai motivar muito os jogadores e por isso acho que não podia ter sido melhor. Sempre gostei que nos calhasse grandes equipas, nem sempre temos sorte mas são sempre grandes jogos, jogos de entrega e luta que dão sempre gosto, e é assim que temos vindo a construir a nossa reputação europeia. Por isso, força Porto, vamos voltar a brilhar mais uma vez noutro estádio mítico da nossa história!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Liga Europa - O que se segue

Depois de mais uma boa vitória ontem sobre o CSKA Sofia, seguem-se os jogos a eliminar da Liga Europa. Mas, o que esperar deste nosso FCP? Eu quanto a mim, entramos claramente para ganhar aquilo tudo! Temos equipa, temos jogadores, temos tudo para este ano ganhar-mos todas as competições em que estamos. Mas nada disto será pêra doce... Estão boas equipas na Liga Europa, como o Zenit ou o Liverpool, mas não acho que sejam equipam superiores a nós, quanto muito são equivalentes (esta confiança toda é o que se pode chamar o efeito AVB) e está ao nosso alcance trazer o caneco para a invicta (e porque não ainda invictos?)!


Mas o que gostava mesmo de saber era a opinião dos Portistas que por aqui passam! Votem aqui ao lado e digam de vossa justiça, até onde chega o nosso Porto na Europa?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FC Porto VS CSKA Sofia

O último jogo da fase de grupos da Liga Europa.
Apesar de ser um jogo que só conta para calendário, temos a obrigação de vencer este jogo, não só para continuar a nossa invencibilidade mas também para o elevar o nosso prestigio europeu!!
Creio que o Villas-Boas irá fazer mudanças na equipa, mas bem pequenas. Eu aposto em mais uma titularidade para James ao lado do Falcao e do Hulk, de resto não espero grandes mudanças.
Acho também que Moutinho precisa de descansar um pouco. A pulga atómica e dura de roer, mas não existe corda que não rebente e ainda temos um jogo muito difícil este fim de semana na capital do móvel que esse sim, não pode mesmo falhar!

A minha equipa: 
Helton
Fucile Maicon Otamendi Alvaro Pereira
Guarín Belluschi João Moutinho
James Rodríguez Falcao Hulk

domingo, 12 de dezembro de 2010

FC Porto 4-0 Juventude Evora

Bom jogo no dragão, calmo e seguro. Apesar de ter sido um jogo fácil, existiram algumas nuances que merecem registo:
-primeiro golo de João Moutinho, numa excelente jogada! Só faltava isto ao coelho duracell portista, ele que mais uma vez manteve o nível esperado: excelente.
-a vitória de ontem trouxe mais um recorde, o de numero de jogos sem perder, que era de Mourinho (33) e agora é repartido entre Jesualdo (10) e Villas-Boas (24). Isto acho que diz muito sobre o momento que o Porto está a passar e só espero que para o ano ainda estejamos a contar jogos para o novo recorde!

-Por fim, ele claro. James Rodriguez. Sou um fã declarado dele, e por isso só posso estar felicíssimo pelo jogo que ele fez ontem! Ele rematava, ele fintava, ele cruzava, ele marcava cantos - oh, e como marca cantos meus amigos! - enfim, só faltou mesmo um golo para coroar aquela exibição!
A atitude de ontem foi preponderante para o resultado. Ontem não vi aquele relaxamento tipico destes jogos, a não ser no Hulk (que tem sido sempre isto nestes jogos, está com a moral toda, o que esta a levar já ao nível do armanço "que sou melhor", e isso não gosto num jogador). Faltam 2 jogos para o fim do ano e espero que o André nos dê a prenda de passar o Natal invictos!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma imagem vale sempre mais...


E depois não andam a reboque...

FC Porto VS Juventude Evora

Mais uma eliminatória da Taça de Portugal, mais uma equipa de um escalão inferior que vem visitar a nossa casa. Depois da grande festa que foi o jogo com o Limianos, espero mesmo deste jogo com o Juventude! Os eborenses não tem nada a perder e têm uma derrota humilhante para vingar, por isso creio e espero que venham jogar nos olhos do nosso Porto, favorecendo com isso o espectáculo!
Vai ser uma grande oportunidade para alguns jogadores menos utilizados, especialmente, James. O Villas-Boas falou nele neste ultima conferencia de imprensa e gostei do que disse e cada vez acredito mais que temos ali um grande craque!!
Para mim, jogariam os seguintes:

Kieszek
Sapunaru Maicon Otamendi E.Rafael
R.Micael Guarin Castro
Ukra Walter James

Não sei se o André irá por já o Pereira, deverá por optar por uns minutos na segunda parte se calhar... Bem sei que na equipa que escolhi é quase tudo segundas escolhas, e isso não costuma correr muito bem, mas tendo em conta a equipa que temos, chega perfeitamente...

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Muralha

Reis da europa também na defesa

Pois é minha gente, além de sermos a única equipa invicta na Europa, somos os reis das defesas! Isto num ano onde até se adivinhava que o pior sector da equipa seria a defesa! Isto é só mais um grande feito para Villas-Boas, mas é um feito que tem de ser dividido por os grandes jogadores que tomaram conta da defesa este ano e que tem sido impecáveis.

Em primeiro lugar, Rolando. O defesa invisível. Rolando passou os últimos anos na sombra de Bruno Alves, e quando este foi para o Zenit, pairavam as dúvidas sobre Rolando. Será que ele tem talento que chegue para tomar conta da defesa? Bem, o tempo mostrou que sim e Rolando é o patrão da nossa defesa, indiscutível titular para mim.

Depois, Maicon. O escolhido para acompanhar Rolando na eixo defensivo não era nem de perto a escolha unanime dos portistas. Mas Maicon pegou de estaca na defesa, encostando para banco Sereno e até o cotado Otamendi.

Temos também Alvaro Pereira, claro! O palito cimentou o seu papel na equipa ao longo do último ano, e este ano aparece como elemento fundamental na estrutura da equipa, quer a defender como a atacar!

Outra grande surpresa este ano é Sapunaru. O romeno que renasceu das cinzas, apareceu na equipa primeiro porque Fucile começou mais tarde a pré-epoca devido ao mundial. Mas quando este voltou, já foi tarde. Sapunaru agarrou a oportunidade com unhas e dentes e finalmente mostrou o porque de o Porto o ter comprado.

Por fim, Helton. A braçadeira de capitão tem-lhe feito maravilhas e este ano apareceu em grande forma, quando suscitavam algumas duvidas sobre se seria o guarda-redes titular este ano. Villas-Boas tratou de mostrar logo quem seria o dono da nossa baliza, dando-lhe a braçadeira e ele respondeu com grandes exibições.

Uma palavra também para os outros jogadores menos utilizados, mas que nunca comprometeram a estabilidade da equipa. Otamendi, Rafa e Fucile.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

James Rodriguez

James David Rodríguez Rubio chegou no Verão de 2010 por 5 milhões de Euros, do Banfield. Chegou rotulado de craque e parecia destinado a lutar por um lugar na equipa. Mas a verdade é que nunca se conseguiu afirmar, e pior ainda, não parece sequer ser uma segunda escolha para o banco, perdendo a luta para Ukra e Cristian Rodriguez. Então, qual será a verdadeira situação de El Bandido? Visto de fora, é-me difícil, como é óbvio, ter alguma certeza. Será que James é outro Fabiano? Não é impossível, acontece a alguns jogadores não se adaptarem a um clube, especialmente ao primeiro clube europeu e não conseguirem largar todo o seu futebol. Mas sinceramente não creio. Apesar de ter sido pouco, o que já mostrou mostrou que não tem problemas com o nosso futebol, e a sua idade é propicia a adaptações, por isso não será problema.

Quanto a mim, não haverá até nenhum problema com James, muito pelo contrário. Eu gosto de acreditar que toda a gente no Porto sabe o talento que tem ali, e estão a trabalha-lo para que ele mal comece a jogar, expluda. Até porque por mais talento que tenha, por um jogador a jogar logo na equipa pode ser um risco, porque se o jogador não pega bem, pode ser frustrante e levar a uma quebra mental.


Por isso, eu creio que temos ali mais um grande e talentoso jogador que vai arrasar com muitas defesas no campeonato nacional e na liga dos campeões para o ano, escrevam isto!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FC Porto 1-0 V. Setubal

Como complicar o campeonato em 90 minutos podia muito bem ser o titulo deste post. Não é facil encontrar coisas boas do jogo de ontem, que apesar de uma primeira parte aceitavel e que podia ter sido suficiente se não fosse um inspirado Diego (mania que os guarda-redes rebentarem-se todos contra nós também!)!
Mas quais as razões? O jogo de Viena explica alguma coisa, mas muito pouco... A verdade é que desde o jogo com o benfica que as exibições baixaram de nível, trazendo jogos complicados com alguns resultados não muito bons... Quero crer que o André reparou nisso ontem, nem que seja por ter visto de perto a reacção dos adeptos à exibição e vai tratar de remediar isto tudo.


Em relação ás polémicas do jogo de ontem, vou ser sincero. Eu acho que o nosso penalti existiu e o do Setúbal não. É a minha opinião depois de ver as imagens. Agora também admito que não são decisões escandalosas e admito que tenham sido marcadas, são lances complicados de analisar e não entendo que se crucifique o arbitro (por estes lances).

Gostei de ver o Rodriguez ontem. Apesar de alguns remates disparatados, mostrou crer e vontade de agarrar o lugar, mas infelizmente lesionou-se de novo.
O importante são os três pontos, a invencibilidade e manter as avestruzes bem atrás de nós!


domingo, 5 de dezembro de 2010

FC Porto VS V. Setúbal

Depois de uma grande exibição como limpa neves na quinta-feira, nada melhor que voltar ao calor da nossa casa, para voltar à rotina normal: vencer. Acho que nada mais passa na cabeça da nossa equipa e técnico e muito menos dos adeptos. Não vamos poder contar com alguns jogadores que estão lesionados e acho sinceramente que o André deveria rodar alguns jogadores que com certeza ficaram desgastados com o jogo de Viena, mas como não sou eu que acompanho a equipa, acredito que ele irá fazer a melhor equipa possível para manter os objectivos intactos. Mas deixo aqui um desejo meu para o André: que ponha o James mais uns minutinhos para os adeptos poderem ver que pérola é que ele la tem guardada! Este jogo sei que não foi convocado, mas para um próximo, nem que seja para a Taça!!



 Sp. Braga com três baixas e duas dúvidas para o Benfica

Quando este jogo para a taça, era ver a choradeira que ia nos comentários de diversos sites de desporto e não só - "ah, assim o Alan já joga contra o Benfica porque vai livrar o vermelho noutro jogo" (penso que era o Alan, não tenho a certeza). Mas basta o clubinho da Luz fazer birra que alguém trata logo de lhes por uma chupetinha na boca, como se pode ver pelo artigo... Pelos vistos, a mania de expulsar jogadores antes de jogar com o Benfica, que o ano passado atingiu cúmulos que até a mim me surpreenderam, ainda não acabou! Espero que isto só resulte ao contrário e faça revoltar a equipa do Braga para que possam humilhar aquelas avestruzes!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rapid Viena 1 - 3 FC Porto

Como recordar dois jogos miticos na historia do FC Porto e ao mesmo tempo fazer outro memoravel? O jogo de ontem mostrou como: Viena e Tóquio reunidos numa noite gelada, selados com laço de ouro por Falcao. Foi o colombiano que tratou das despesas e despachou o Rapid com 3 golos plenos de raça e opurtunidade.

O jogo não foi bonito devido à neve que caiu fortemente em Viena, e se houve que esperasse uma valsa na capital da música, o que mais se viu foi mais Zés Pereiras do que Beethoven. Mas este dragão tem a força e o querer que são símbolos do clube e arrancou mais uma grande vitória, decisiva para garantir ja o primeiro lugar do grupo e para manter a invencibilidade da equipa. O Porto não entrou bem, não adaptou logo ao piso e sofreu um golo. Mas isso foi o suficiente para o dragão acender a chama, enfiar os patins de gelo e tomar conta do jogo.
Infelizmente, Beto magoou-se no aquecimento quando se preparava para tomar conta da baliza. Espero que não seja nada de grava, pois ainda vamos precisar dele e Beto é um excelente profissional e guarda-redes.

Man of the match: Falcao, claro. É sem sombra de dúvida dos melhores ponta-de-lança do mundo. Pode não ser o estereótipo normal de um avançado fisicamente, mas compensa com tudo o resto. Dava tudo para poder mante-lo sempre no Porto, pois é um jogador que nota-se que sente o clube e gosta de jogar cá, mas parece-me impossível segura-lo ao tubarões que vão rondando.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rapid Viena VS FC Porto

Viena, Áustria. Lugar lendário para todos os portistas e onde todos esperam que hoje se torne a fazer história, embora nem perto do peso daquele grande noite no Pratter. O que esperar do jogo de hoje? espero mais uma vitória, a volta de boas exibições e a confirmação de que ainda não morremos, apesar do que algumas pessoas já vêm apregoando. Creio que este jogo era óptimo para dar minutos a jogadores como Otamendi e James. Este último estou desejoso de o ver jogar mais, vi-o na pré-época, e o que vi - este rapaz marca cantos como ninguém no nosso plantel! - deixou-me com agua na boca!
A presença dos campeões europeus de 87 pode ser um factor de motivação, não só para este jogo, mas também para o resto da temporada. Conviver com aqueles senhores pode despertar o sentimento em todos os jogadores de querer ficar na história deste grande clube, tal como eles. E os adeptos mais do que ninguém anseiam por isso também!

a minha equipa seria:

Helton
Sapunaru  Otamendi  Rolando  Fucile
Fernando  J.Moutinho  Belluschi
Varela  Falcao  Hulk

Tive as minhas dúvidas em relação ao Fernando, mas acho que ele já fez muita coisa boa para merecer um voto de confiança.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta

"F.C. Porto é a única equipa invicta na Europa"

Pois é, poucos meses depois do inicio do campeonato, continuamos invenciveis, o que é algo estrondoso tendo em conta alguns comentários sulistas que afirmavam que AVB nem ao Natal chegava... Isto só vem mostrar ao mundo (porque em Portugal aconteça o que acontecer, ganhemos o que ganhemos, nunca vamos ser reconhecidos) a nossa força.



A História nem sempre acerta, mas creio que nunca um titulo de uma cidade assentou tão bem como o do Porto. A filosofia do nosso clube funde-se numa sincronia perfeita com o titulo da cidade, catapultando o nosso clube para um dos símbolos máximos da cidade. Hoje em dia, a nossa equipa é o rosto de milhares de portuenses, é o espírito presente daquelas gentes guerreiras que ganharam o nome à cidade e começaram o nosso país! Os portistas são assim, guerreiros por natureza, e não só os portuenses. É uma maneira de estar na vida que vejo cada vez mais espalhada por esse país fora, o que é um orgulho para todos. Porque digo-vos, se todos os portugueses encarnassem este espirito, esta força, esta vontade, este país andaria muito mais para a frente!