quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Muralha

Reis da europa também na defesa

Pois é minha gente, além de sermos a única equipa invicta na Europa, somos os reis das defesas! Isto num ano onde até se adivinhava que o pior sector da equipa seria a defesa! Isto é só mais um grande feito para Villas-Boas, mas é um feito que tem de ser dividido por os grandes jogadores que tomaram conta da defesa este ano e que tem sido impecáveis.

Em primeiro lugar, Rolando. O defesa invisível. Rolando passou os últimos anos na sombra de Bruno Alves, e quando este foi para o Zenit, pairavam as dúvidas sobre Rolando. Será que ele tem talento que chegue para tomar conta da defesa? Bem, o tempo mostrou que sim e Rolando é o patrão da nossa defesa, indiscutível titular para mim.

Depois, Maicon. O escolhido para acompanhar Rolando na eixo defensivo não era nem de perto a escolha unanime dos portistas. Mas Maicon pegou de estaca na defesa, encostando para banco Sereno e até o cotado Otamendi.

Temos também Alvaro Pereira, claro! O palito cimentou o seu papel na equipa ao longo do último ano, e este ano aparece como elemento fundamental na estrutura da equipa, quer a defender como a atacar!

Outra grande surpresa este ano é Sapunaru. O romeno que renasceu das cinzas, apareceu na equipa primeiro porque Fucile começou mais tarde a pré-epoca devido ao mundial. Mas quando este voltou, já foi tarde. Sapunaru agarrou a oportunidade com unhas e dentes e finalmente mostrou o porque de o Porto o ter comprado.

Por fim, Helton. A braçadeira de capitão tem-lhe feito maravilhas e este ano apareceu em grande forma, quando suscitavam algumas duvidas sobre se seria o guarda-redes titular este ano. Villas-Boas tratou de mostrar logo quem seria o dono da nossa baliza, dando-lhe a braçadeira e ele respondeu com grandes exibições.

Uma palavra também para os outros jogadores menos utilizados, mas que nunca comprometeram a estabilidade da equipa. Otamendi, Rafa e Fucile.

4 comentários:

  1. E como escreve. Villas Boas construiu uma defesa muito coesa, de boa compleição física e bastante experiência. Helton mostra o valor que estava lá mas parecia adormecido; Sapunaru, já não parece o mesmo da primeira época e, Rolando, ainda no último jogo fez uma excelente exibição; Álvaro Pereira tornou-se essencial na equipa e isso diz tudo; Maicon tem muito boas qualidades, oxalá supere depressa algumas falhas.Fucile, não tem estado ao nível do primeiro ano, mas é muito útil. Rafa, tem que mostrar mais do que já se viu e Sereno, não tem tido hipóteses para mostrar o que vale. Otamendi, parece seguro e com rotina no lugar, podendo contar-se com ele.
    Pela defesa, parece estar tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. eu devo confessar que era daqueles que não agoirava uma defesa muito segura, mas estes jogadores fantásticos calaram-me as dúvidas e mostraram o que é ser uma equipa à Porto

    ResponderEliminar
  3. Ás vezes um pouco tremida, desconcentrada, mas de uma maneira geral, vai conseguindo levar a água ao seu moinho, embora e como somos uma equipa, o mérito tenha de ser atribuído a todos e não apenas à defesa. Uma boa equipa começa logo a defender no ataque...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Exacto Vila Pouca, mas neste post quis realçar apenas a defesa precisamente por ter passado por cima de todas as dúvidas que havia e mostrar que estavam ali para ganhar. Mas obviamente que o facto de a equipa ter tido tao bons resultados vem do esforço de todos.

    abraço

    ResponderEliminar