segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Paciencia é uma virtude

"Palmilha cada centímetro da área com a confiança de um veterano de muitas guerras. Tanto assim é que reage com uma naturalidade gélida a um, dois, três golos desperdiçados. Sabe que a história lhe dará oportunidades de regeneração, é paciente, sabedor. O golo marcado é primário, básico, foi só encostar. Antes, tivera duas oportunidades para celebrar. Uma delas é quase imperdoável. Adiou a felicidade até ao limite da tolerância. Valeu a pena." - in Maisfutebol


Finalmente alguém conseguiu definir Janko como eu o vejo! A calma que ele demonstra na área é de facto, quase irreal as vezes.

Alguns pontos sobre o jogo de ontem

- A "máquina" começa a aquecer. Lucho completamente integrado na equipa, a por a bola sempre simples e fácil para os colegas (ao contrário do Hulk, que teima em esperar sempre até ao último segundo para fazer o passe, e quase sempre fracos e pouco precisos);

- Janko a aparecer muitas vezes no sitio certo. E a equipa já percebeu isso e sabe como lhe meter a bola, só tem de afinar a pontaria;

Add caption

- Álvaro Pereira pareceu-me meio perdido na primeira parte, meio distante. Mas corrigiu com uma segunda parte de altíssimo nível. Danilo é titularíssimo e dá muita profundidade à ala direita do Porto e está constantemente à procura de espaços para ter a bola, gostei muito.

-Fernando é um muro. Um MURO.

Um muro que não tem dois tijolos nos pés, nem perto


- James abanou o estádio. A expulsão ajudou? Claro. Mas James trouxe ao jogo o que só se tinha visto a espaços até aí: velocidade e passes a rasgar. Não se entende como é que não é titular. Aliás não entendo como é que Varela é opção à frente de Cristian Rodriguez quanto mais à frente de James... Mas se Vitor Pereira falhou aí, acertou completamente ao fazer Moutinho subir no terreno para se por ao lado do Lucho atrás de Janko. O 1º golo surge dessa alteração e a subida de produção do meio campo do Porto subir vários furos com isso também.


- Manuel Cajuda deu show no banco. Para quem esteve na bancada atrás dele, não faltou motivos para sorrir com este senhor durante o jogo todo. Desde meter-se com a steward de serviço a vir abraçar um adepto à bancada, a meter na linha um director que insultou os adeptos durante o jogo ( e que aparentemente armou confusão no túnel depois), foi um exemplo de boa disposição.

E vai assim a vida no Dragão, no final de contas foi um bom jogo, um bom resultado, e a moral está outra vez a subir e quinta feira espero um Porto à altura do adversário que temos, e um Porto capaz de ganhar este desafio!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os derradeiros

Findo o período de Inverno para transferências, já sabemos ao certo com o que vamos ter que nos desenrascar até ao fim desta época. O mercado de Inverno foi fértil em mexidas no plantel, algo que poderá originar até uma nova forma de estar da equipa em campo. Se não vejamos, saíram Fucile, Guarin e Belluschi e entraram Danilo, Janko e Lucho. O que mudará no nosso Porto?
Um avançado loiro e 1,96cm? Alvo fácil para cruzamentos!
Claro que tudo estará nas mãos de Vitor Pereira, mas na minha opinião, saímos mais fortes do que já éramos. E as diferenças são óbvias. Saíram 3 grandes jogadores, mas que eram todos bastante inconsistentes, capazes de ir do 100 ao 0 num ápice, o que numa grande equipa como o Porto, não é nada recomendável. E entraram 3 jogadores, que mesmo não sabendo o valor real de cada um (não faço ideia de como está o Lucho, nunca mais vi um jogo dele depois da sua saída) cada um veio acrescentar algo novo à equipa: Danilo trás mais versatilidade à equipa e poderá ser um "Álvaro" à direita; Janko poderá ser a solução para os nossos problemas visto ser um avançado completamente diferente do costume (e poderá ser optimo para Kléber, dar-lhe motivação) e Lucho... bem, Lucho é para mim a melhor contratação de sempre do Porto, honestamente. A relação qualidade/preço é absurda, ganhamos um peso enorme no balneário, um transportador da mística, que poderá dar alento a alguns jovens (sim, Iturbe) e um jogador que mesmo não tendo a mesma juventude, não me preocupa porque nunca foi jogador para grandes correrias mas sim um jogador cerebral, e para isso não há prazo de validade.

Lucho a ver o nosso futuro... pelo sorriso...
 Pois bem, e é isto, é com esta equipa que vamos jogar e lutar até ao fim pelo campeonato, é com estes que vamos sonhar até ao fim e se tudo correr bem, é com estes que faremos de novo um S. João antecipado no Porto!