segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sempre a abrir caminho

Depois de um jogo que acabou por ser bastante complicado e desgastante na quarta-feira frente ao Sevilha, o Porto foi a Olhão visitar a equipa local. Adivinhava-se um jogo complicado, visto que a equipa de Daúto Faquirá ainda não tinha perdido este ano em casa e com certeza não queria perder esse estatuto.



Mas desde o inicio do jogo o Porto mostrou ao que ia e entrou bem forte e esclarecido, começando desde logo a criar oportunidades. Criou tantas que começou a pairar no ar o jogo com o Sevilha e começou-se a ver alguma ansiedade nos jogadores para marcar um golo. Até que aconteceu... Belluschi. Passe de James para Hulk, bola para trás para Belluschi, bola no peito, remate brilhante para o fundo da baliza. Lindo, futebol de primeira a sair de três do maiores craques do nosso Porto, com Belluschi a marcar um golão de levantar qualquer estádio e de deliciar qualquer adepto de futebol que se preze! Belluschi já merecia isto há muito tempo, ele que é para mim indispensável no 11 inicial, e um dos mais talentosos do plantel. A partir daí tudo se tornou bem mais fácil e apareceu Falcao de novo a dizer que está de volta, e em grande, com dois bons golos!




De realçar a leitura de AVB, que ao intervalo tirou o desinspirado Varela para meter James e tirou Sapunaru (não sei ao certo porque, terá sido por queixas físicas?)  para meter Fucile. E o jogo do Porto subiu de patamar muito por culpa de James, que entrou muito bem no jogo, grandes arrancadas, bons passes e assistências para golos. Para a semana não haverá Hulk, mas há James e é o suficiente para os Portistas andarem completamente descansados.




Nota: parece que o pastilheiro andou outra vez metido em confusões. Ainda nem saiu o castigo de uma e já se sente impune suficiente para fazer cenas destas. Não se entende o silêncio da Liga em relação a isto, alguma coisa tem de ser feita, pois parece que para aquele clube de merda (desculpem a expressão) as regras são completamente diferentes, incluindo por exemplo o facto do caxineiro ir sempre festejar com as claques quando as regras são claras, não pode simplesmente! Infelizmente, em Portugal sempre foi assim, e não sei quando e se mudará alguma vez, mas ninguém nos calará contra estas injustiças! Não queremos que nos ponham no topo do mundo, mas não permitiremos que nos ponham sempre no fundo!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1...2...5...8...14...27...

Depois de dizer que está a "5 pontos do Porto", eis que o novo Mourinho, o catedrático do futebol português sai com outra perola:

"... vencer mais um jogo, que já nem sei em quantos vai."

Pois é, já se suspeitava, mas parece ser uma certeza que o Jasus não sabe mesmo é contar...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O sonho está bem vivo

Pelo menos, é isso que não sai da minha cabeça depois do jogo de ontem. Perdemos? Só nos golos. Ontem ganhamos muito: Ganhamos a eliminatória contra uma equipa bastante complicada que ameaçava acabar com o nosso sonho; Ganhamos em espírito de luta e de sacrifício e ganhamos uma equipa mais madura. Ontem no Dragão vi uma excelente exibição, vi grandes jogadas, enormes perdidas e um jogo digno de Champions. Entramos fortes e controlamos até à hora de jogo, e mesmo quando o mais importante foi defender estivemos mais perto de marcar do que o Sevilha. Os minutos finais foram intensos, mesmo muito, mas no fim isso só faz bem à equipa, faz-nos crescer.


Não posso deixar de falar no jogo de ontem sem sublinhar alguns jogadores: Belluschi fez aquilo a que se pode chamar de jogão, atacou, defendeu e foi o rosto de uma equipa de guerreiros; Alvaro e Falcao regressaram numa forma excelente e não fosse a expulsão do Palito não sei se realmente perdíamos o jogo. Grande jogo também de Fucile, Otamendi e Fernando e uma (mais outra) grande entrada no jogo de Guarín, que só pecou nos falhanços na cara de Varas.


Agora vem o CSKA de Moscovo, vem uma viagem longa e jogo que se adivinha muito pesado fisicamente. Não é o melhor momento para desgastar assim a equipa, mas nós somos Porto e a nós só nos interessa saber quem é o próximo a cair a nossos pés.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Liga Europa e um fanfarrão

É já amanha que se joga no Dragão a segunda mão das Liga Europa com o Sevilha. O que esperar para este jogo? Eu espero duas equipas completamente diferentes, espero um Sevilha ferido no orgulho e quem com certeza atacar como um louco para arrancar uma vitória, e espero um Porto maduro, controlador e com cabeça para desferir ataques mortais quando o adversário estiver desatento. Para isso ser mais eficiente, eu apostaria num 4-4-2. Já se viu que o Porto é muito bom neste esquema, joga com mais cabeça e defende melhor. E porque Guarin já merece jogar (há muito tempo) mas não para o lugar de Moutinho ou Belluschi. Manter Hulk a frente com James ou ate Falcao (se realmente tiver sido convocado para jogar...) é sempre uma boa aposta.



O fanfarrão ataca de novo! Depois de ter vencido um leão mais morto que vivo ontem, eis que o pastilheiro solta esta perola : "Temos 8 pontos de diferença para o FC Porto, que para nós são só 5". Ou seja, para ele o jogo na Luz são favas contadas, vão-nos ganhar de certeza! Ora, isto é caso para dizer (originalmente visto no "Mistica do Dragão"):

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

51 %...

... é o quanto a eliminatória está resolvida. Há quem fale que é mais, mas não para mim. Ontem viu-se que o Sevilha não está tão mal como se dizia e podia bem ter corrido pior. Mas também não podemos esquecer que do outro lado estava um grande Porto, que soube ler bem as fases do jogo e que nunca se acobardou, nunca virou a cara a luta! Entramos bem, a pressionar e fizemos uma boa primeira parte. Na segunda o Sevilha cresceu e teve mais bola, mas a nossa estrelinha europeia brilhou mais alto e fomos eficazes, coisa que os espanhóis não conseguiram ser. E se não conseguiram ser mais eficazes foi muito por causa do nosso Major, o grande guarda-redes Helton! Que grande noite homem! Grande noite também dos dois centrais, especialmente do Rolando, que secaram só e apenas uma das melhores duplas da atacantes do mundo.


Falcao voltou a ficar na bancada, provavelmente Villas-Boas não o achou a 100% e resolveu poupa-la, mas o Palito voltou a competição, intacto e cheio de vontade! Semana que vem la teremos os Sevilhanos no estádio mais lindo da Europa e não podemos facilitar nem um pouco. Eles tem uma imagem a limpar e com certeza olham para o Dragão como uma final, e só um Porto autoritário e controlador conseguirá segurar os atacantes sevilhanos.



Queria só deixar aqui o meu desagrado com a TSF pela maneira como ontem tratou do Braga. É inadmissível o que aconteceu. Porque é que o Braga é menos que os outros? É um clube PORTUGUÊS que está em competição na Europa e como tal, merece o mesmo tratamento que qualquer outro clube português tem. Já sic nem merece a atenção, mesmo.



Uma nota final para Iturbe, que marcou mais 2 golos em 45 minutos. Cada vez promete mais este rapaz!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais uma grande noite europeia...

...é o que sinto que vai acontecer hoje em Sevilha. Tenho um bom feeling para o jogo de hoje e espero que se concretize! Não será certamente um jogo fácil, mas se aparecer o Porto dos grandes jogos, podemos arrumar com isto hoje! Vamos jogar contra grandes jogadores, como Fabiano ou Kanoute, mas nós também temos os nossos craques como Hulk ou Falcao que são capazes de resolver jogos como ninguém!


Hoje é dia de dar tudo por tudo, de por as pinturas de guerra e ir à luta, tal como guerreiros! Acredito que o onze será o normal, pois inventar nestes jogos nunca dá bom resultado. Deverá jogar o Fucile na esquerda, o Álvaro não terá ritmo suficiente para um jogo destes (sem bem que o rapaz parece uma locomotiva!) e na frente o trio maravilha - Varela, Falcao e Hulk! Que façam muitos estragos e que seja mais uma noite memorável em Sevilha!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A questão da lateral esquerda

Álvaro Pereira já está apto para jogar e como tal, muitos portistas esperam vê-lo em campo já na quinta, assim como Falcao. Mas na minha opinião, são casos ligeiramente diferentes. Se no caso de Falcao, é fundamental que caso esteja a 100% ele jogue, já no caso do Palito não acho que seja assim. A explicação é simples, a falta de Falcao nunca foi completamente tapada, não havia um goleador na área, já na lateral passou-se o contrário. Primeiro Rafa agarrou o lugar, mas teve o azar que sabemos. E é aí que aparecem Sereno e Fucile. O português foi o escolhido para o lugar numa primeira instância, mas graças a um menor rendimento muscular nessa posição e a um acordar do Fucile, o uruguaio parece melhor colocado para jogar.


O que nos deixa com uma questão interessante: a quem entregar a ala, Fucile ou Álvaro? Se é verdade que o Álvaro era uma peça indispensável na equipa, também não é menos verdade que parece que temos o grande Fucile de volta e que encosta-lo de novo pode baixar de novo os índices de confiança do uruguaio. Existe também outra hipótese que podia ser considerada pelo André, que passa por descansar o Sapunaru e deixar o Fucile no seu habitat natural, embora não me pareça que ele abdique de um titular indiscutível num jogo destes. Enfim, tudo dúvidas que só serão dissipadas na quinta, mas eu gostava de saber a vossa opinião, para isso têm uma votação aqui à esquerda e claro, a caixa de comentários sempre à disposição!

A cruzada (re)começa aqui


Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, fundado a 7 de Setembro de 1958, tem capacidade para 45.500 adeptos. É um estádio mítico do futebol europeu e é onde o Porto irá começar o ataque à próxima fase da Liga Europa frente à equipa da casa. Não será um jogo fácil, mas não tenho dúvidas que é completamente possível ganhar já esta primeira mão e de certa maneira arrumar parte da questão. Mas só um Porto concentrado, com espírito guerreiro, o Porto dos grandes jogos europeus, o pode fazer. Vejo muita gente com medo do Sevilla, mas eu vejo as coisas ao contrário, quem nos deve temer são eles! O FC Porto é neste momento um dos melhores clubes da Europa e é nisso que temos que ser na Quinta, um grande clube, mas sem complexos de grandeza, humildes e trabalhadores.


O fogo do Dragão irá arder de novo na Europa e essa força merece o respeito de qualquer clube da Europa, se quiserem ter alguma hipótese e não levar 5 como uns certos indivíduos que este ano já vão bem lançados para ganhar uma taça, a da NOTA ARTISTISCA! Sim, porque como o Eterno Magnifico sabe neste momento, como o que aconteceu o ano passado, ainda o campeonato não acabou e o 5lb já tem a taça no seu barraco! parabéns, caríssimos! A disputa com a associação de patinagem artística de Argoncilhe foi renhida, mas a qualidade dos mergulhos de alguns jogadores como o coentradas sem dúvida garantiram já o titulo!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esta sim...

...é uma resposta fortíssima ao todos que semana após semana anunciam o apocalipse do GRANDE PORTO! Não tanto pela beleza de jogo (a taça de NOTA ARTÍSTICA pode muito bem ficar para o sul...) mas mais pela vontade e força de espírito demonstrada pelos nossos jogadores na pedreira que garantiram mais uma vitória incontestável no caminho para o campeonato! É impossível falar deste jogo sem falar de Otamendi, que numa noite mais desinspirada da malta da frente, desbloqueou o jogo ao marcar um golo "à ponta de lança" e depois a acabar com o jogo num golo de oportunidade.


Ainda hoje não sei como é que é possível que o Braga acabou com 11 jogadores mercenários em campo! O AXA ontem era mais uma serração do que uma pedreira, tanta foi a lenha que foi distribuída, principalmente pelo Garcia, que só apanhou um amarelo aos 90 e por protestos!!!


Villas-Boas mais uma vez enorme na conferência de imprensa, a falar à portista e a dizer tudo que nos vai na alma neste momento, e Fucile... bem, Fucile sempre foi assim, e como diz o Jorge do Blog Porta 19, "Fala como joga: com a mania que é bom. É tolo. Mas é nosso. E tem toda a razão."



Agora, venha o Sevila!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Selecção, Braga e um certo miúdo

Pois bem, hoje temos um joguito da nossa Selecção para descontrair a malta do stress que tem sido o campeonato. Espero que corra bem e que ninguém se magoe, era só mais o que nos faltava neste momento!


Este fim de semana temos jogo grande, e daqueles que podem marcar o resto do mês. O Braga não tem nada a ver com o do ano passado, mas pode causar-nos bastante problemas. Até porque não sei até que ponto vamos ter Falcao e o Palito. Eu acho que faria-se melhor em poupar o Álvaro, mesmo que já esteja apto. O rapaz é uma locomotiva e não precisa de jogar para apanhar ritmo, ritmo tem ele que chegue, e é preferível poupa-lo para o Sevilha, não vá ter uma recaída. Já o Falcao se estiver a 100% é para o por a bombar já este domingo. Ele tem que apanhar ritmo de jogo e faz muita falta à nossa equipa, muita mesmo.


O assunto da semana tem sido incontornavelmente Juan Iturbe. O rapaz tem feito maravilhas na selecção e os jornais argentinos andam loucos com a "Pulguita", como lhe chamam os colegas de equipa. Espero que ele para o ano mostre todo aquele génio no relvado do Dragão, porque assim vai-nos dar muitas alegrias!
P.S.: Gosto muito da cumplicidade dele com o Funes. É pena este ser tão caro, seria muito bom tê-lo aqui junto com o Iturbe.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Já começa a ser um pouco frustrante...

... ver a nossa equipa fazer exibições demasiado pobres com equipas demasiado fracas. Eu percebo que ontem faltavam 3 titulares (Pereira, Falcao e Belluschi) mas mesmo assim, foi muito fraco. Fernando parece o Mariano, tanto faz uma excelente leitura do lance e corta tudo como a seguir para-lhe o cérebro, o Micael simplesmente não é o mesmo do ano passado, nem de perto nem de longe, o Hulk não rende um terço do normal a ponta de lança... de ontem, safaram-se poucos. Varela esteve bem, o James também, assim como o Sapunaru e o Moutinho. Gostei muito do Sereno, espero que também não tenha sido caço pela maldição da lateral esquerda e gostei ainda mais da maneira como entrou o Fucile. Entrou muito bem, com vontade e garra, deu profundidade e foi dos principais "culpados" por o Porto ter acabado bem o jogo, perto de marcar o segundo.



Eu acredito que vamos ganhar os próximos 3 jogos, que o grande porto dos jogos grandes vai aparecer de novo, mas para isso é preciso mais um grito de revolta no seio da equipa! Não serão jogos fáceis, mas acredito que ditarão grande parte do resto da época. Começamos Fevereiro com uma vitória, e que isso continue é o meu desejo e crença.


Já agora, sugiro a leitura deste post do grande blog portista, Dragão até à morte: O poder do boato e as sucessivas faltas de respeito ao F.C.Porto

sábado, 5 de fevereiro de 2011

3 pontos para levantar a moral à malta

Djalma dragão - mais uma boa contratação a pensar no futuro.  É um bom extremo, muito rápido e que sempre achei muito parecido com o Varela no estilo de jogar. Isto também deixa antever algumas saídas do plantel no fim do ano, com Mariano e Cristian na calha. E visto que o Ukra vai andar por Braga uns tempos, estamos a tratar bem das coisas.


Megacentro de treinos para avançar no Brasil - O FC Porto está próximo de começar as obras para um centro de treinos no Brasil, no valor de 44 milhões de euros. O complexo contará com 10 campos de futebol, um hotel e uma escola para as crianças. Além disso, criará cerca de 800 empregos na zona. É este o Porto que me incha de orgulho. É este Porto que está a anos-luz dos outros clubes portugueses e da maioria do resto dos clubes europeus. Como se diz na net, EPIC WIN.



Declarações de Villas-Boas - Villas-Boas tomou a atitude que acho que todos nós queríamos ouvir, "Ganhar ao Rio Ave é uma obrigação". Óbvio que é sempre assim, seja qual for o jogo, mas e preciso coragem para vir dizer que é obrigatório ganhar e é uma grande mensagem para o balneário.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A recambolesca história de Fucile

Fucile não está a ter o melhor ano no Dragão. Maus jogos levaram ao banco e finalmente à bancada. O que se passa com o lateral portista só ele saberá, mas que não se percebe bem não se percebe. Ele tem mais que talento para ser titular na nossa equipa, sem dúvida nenhuma, mas tem um carácter um pouco para o esquisito o que o leva a cometer umas pequenas loucuras em campo de vez em quando. Ora, ontem veio à baila mais um episódio no mínimo constrangedor para o uruguaio. Na sua página oficial do Facebook, publicou-se a seguinte mensagem:



E logo o mundo estourou. "Fucile ironiza sobre opções de Villas-Boas", leu-se. Embalados pela vitória das galinhas no Dragão, agora mais que nunca tudo serve para desestabilizar a equipa. No estilo do mais reles jornalismo, nem se deram ao trabalho de confirmar o que se passava. Primeiro publica-se, depois confirma-se! Infelizmente, é este o jornalismo que temos cá no burgo... E lá veio o Fucile a público explicar que a página é oficial, mas não é ele que escreve lá, são outras pessoas (grupo de fãs, pareceu-me ler nalgum lado) e que ele só se limitou a dizer-lhes que tinha ficado de fora por opção técnica e não por lesão. Eu acredito nisto, e sei que isto não vai abalar em nada a estrutura portista. No treino matinal, sabe-se que Villas-Boas e Fucile foram os últimos a subir ao relvado. Quem sabe o nosso treinador não tenha tido uma boa conversa com o Fucile e este acorde para a vida? Eu acredito piamente no Fucile, é sem dúvida um moço cheio de talento que se quiser, terá todo o apoio da massa associativa portista! Acorda carago homem!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quando as coisas não correm nada bem

O jogo de ontem foi o que se pode chamar um completo desastre. Perdemos e pior, não podemos dizer que não o merecemos. Porque apesar da posse de bola, o Porto nunca foi senhor do jogo nem teve assim tanto caudal ofensivo para ganhar o jogo. Maicon não deve de ter dormido ontem, ou assim espero eu, que desastre rapaz! Resumindo porque não há muito que dizer deste jogo, jogamos mal. E agora? Agora temos de ser fortes, deixar-mo-nos de tretas de culpar a arbitragem ou dizer que se não fosse este ou aquele jogador ou até as opções do treinador que tinhas ganho bem. Ontem falharam todos e temos que aprender com isso. Foi isso que o benfica fez, aprendeu desde o último jogo e ontem mostrou-o em campo. Temos que cerrar as fileiras, fechar-mo-nos e tratar dos nossos problemas que acho que toda a gente sabe quais são, mas que me parecem perfeitamente solúveis. E espero que já se vejam resultados este fim de semana, para o bem da mentalidade da nossa equipa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É hoje!

Hoje é dia de jogo grande no Dragão. Joga-se a primeira mão das meias finais da Taça e não se espera nada mais do que uma vitória do Dragão! Espero um estádio à pinha e a tremer de vontade de dar mais uma tareia aqueles mouros!

Sei que os nossos jogadores entrarão cheios de garra e força e darão mais um recital de bom futebol! Vamos mostrar mais uma vez quem é a melhor equipa de Portugal, ganhando dentro e fora das quatro linhas! E se lá dentro nada é garantido, nas bancadas não há desculpa. É preciso puxar ao máximo pela nossa malta, do principio ao fim, aconteça o que acontecer! E por favor, não atirem nada para o relvado! Mandem a raiva cá para fora em forma de cântico ou até de insulto, pouco me interessa, mas o arremesso de objectos não ajuda em nada o clube, antes pelo contrario, pensem antes do o fazer...


Não espero mais 5, mas espero mais uma vitória incontestável, e espero que a arbitragem seja tão boa como tem sido como nos outros jogos com o 5lb que é para não termos que os aturar depois com a queixinhas do costume...