segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dúvidas

Estamos a 2 dias do clássico e infelizmente no reino do Dragão ainda pairam algumas dúvidas que vão ser determinantes para o jogo de quarta feira.
Primeiro que tudo, Falcao. O nosso melhor ponta de lança ainda não está confirmado e cada vez mais há relatos de que será muito dificil. Eu quero acreditar que ele estará a 100% mas também tenho as minhas duvidas... Não me parece que Hulk seja a melhor solução. Vamos precisar do melhor Hulk e esse aparece nas laterais, sem dúvida. Eu apostaria no Walter, apesar de tudo. Já mostrou algumas qualidades que podem fazer dele um grande avançado, mas precisa de oportunidades, e porque não na quarta?


Depois temos a lateral esquerda. Quem escolherá o André? Apesar do leque de escolha variado - Fucile, Sereno, Otamendi - nenhum é um lateral esquerdo de raiz. Fucile é lateral direito e será, creio eu, o principal candidato. Mas desde que esteja concentrado, porque o Fucile que vemos este ano é demasiado desconcentrado e permissivo para ser titular. Depois temos os centrais. Nenhum dos dois estranha completamente a posição, mas para este jogo não me parecem o melhor. Vamos precisar de alguém que dê profundidade à ala e não me parece que nenhum dos dois consiga isso.


Apesar disto tudo, nada me tira a confiança no nosso plantel, nem mesmo aquele jogo desastroso de Sábado, e acho mesmo que vamos fazer um bom jogo e ganhar facilmente. Outra vez.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Mais um derby no Dragão

Parece que para a semana lá temos jogo grande no Dragão. Não é o melhor momento da época para isto, mas é o que diz o calendário e sinceramente, é sempre boa altura para derrotar os imperialistas vermelhos.



Instintivamente, os 5-0 estão ainda na cabeça de todos os Portistas, mas não creio que venha acontecer coisa parecida, mas nada me tira da cabeça que vamos vencer, de novo, e bem. Infelizmente o jogo não tem mesmo nada o melhor horário, o que me impede de ir ao estádio, mas espero um estádio a abarrotar de Portistas a gritar pela nossa grande equipa e a ajuda-los a humilhar de novo as avestruzes!



Ainda não há certeza se Falcao irá jogar, mas espero mesmo que sim, por mais que o Hulk esteja a dar-se bem a 9, não há nada como o nosso ataque completo. Falcao dá uma outra dinâmica ao nosso jogo, distribui muito jogo no ataque e é fundamental na manobra ofensiva. Aguardemos por mais noticias... Entretanto, temos um joguinho este fim-de-semana para entreter a malta até quarta!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Noite de Ópera no Dragão

Foi um grande porto aquele que ontem apareceu frente ao Nacional ontem. Entrada fortíssima, com um golo cedo de Hulk, de cabeça. Algo que não é nada normal, mas que ontem aconteceu várias vezes e só não deu mais golos porque uma foi a barra e outra Bracalli segurou. Nota-se a evolução do Incrível na posição 9, algo que tem vindo a ser trabalhado por Villas-Boas e que está a dar frutos. De resto foi também o Inevitável Hulk que marcou o segundo golo, este já bem típico dele, um remate forte e colocado sem hipóteses para o guarda redes. Mas o nosso super herói ainda não tinha acabado e fez uma grande assistência de calcanhar para o golo mais bonito da noite, do prodígio James. Foi um jogo tranquilo, de grande controlo e com jogadas espectaculares, o que alias faz o resultado pecar por escasso.



Parece que para a semana lá temos Taça no Dragão. Como dizem os benfiquistas, este ano o sorteio é todo para nós, só saem equipas de "segunda". Bem, não posso deixar de lhes dar razão não é... Teria sido melhor se calhasse o Rio Ave, por causa da gestão do esforço para este mês, mas como diz o outro, "cada jogo com os mouros é sempre uma boa oportunidade para os humilhar".



Não vou poder ir ao estádio infelizmente, jogos à semana para mim é impossível, mas vou estar com os fones nos ouvidos colado no relato que ainda vou pensar duas vezes se vai ser o da TSF.
Eu sempre ouvi a TSF, sempre achei que fossem uma rádio mais ou menos equilibrada, e dá muito gosto ouvir jogos das competições europeias. Mas ontem tiraram-me do sério. Normalmente, quando transmitem 2 jogos ao mesmo tempo, vão mudando a emissão de 10 em 10 minutos para cada jogo, de modo a não haver beneficiados. Mas ontem não foi assim, estavam a dar o Porto normalmente... até que começou o Rio Ave. Quando esperave o comportamento de sempre, eis que algo diferente aconteceu. Começaram a dar o relato do jogo do Rio Ave e de vez em quando "davam um salto ao Dragão para conferir o andamento do jogo"! Passado 30 segundos, "de volta ao estádio dos Arcos!"! Espero bem que tenha sido uma situação isolada pois os Portistas têm direito a ouvir o seu jogo também.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Evitar desgraças evitando vinganças

É este o espírito que Villas-Boas quer para a equipa, uma equipa não à procura de sangue mas sim clarividente e calma para caçar quem nos tem vindo a caçar nos últimos anos. O Nacional é a verdadeira besta negra do Dragão, já nos ganharam 3 (!) vezes naquele belo estádio, e duas dessas vezes foram vitórias bem expressivas.


Pois bem, é necessário acabar com isto. A equipa do Nacional virá um pouco cansada, é o terceiro jogo seguido no continente (Gil Vicente e benfica) e podemos usar isso em nosso proveito, com uma boa posse de bola e sem falhar muitas oportunidades. Se começarmos o jogo com a posse da redonda e marcarmos cedo, eles vão reagir, mas é aí que teremos de matar o jogo. E para isso é de vital necessidade que o Hulk jogue numa ala. Eu acho que ele vai para ponta de lança, mas para hoje serviria muito melhor numa ala a rasgar os ataques de Nacional. Resumindo, não podemos esperar nada mais que mais uma vitória e matar mais este fantasma.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Onde é que já vi este filme?

Bem que esta época me estava a parecer tudo muito calmo, demasiado calmo até... Finalmente está tudo a aparecer, e a olhos vistos!!! Começaremos pelo golo dos mouros contra a Académica. Se é com a mão ou não, é o menos, já que é um remate violento  relativamente perto e pronto, até se desculpa, agora aquele fora da jogo...É inadmissível um juiz de linha profissional estar mal posicionado numa jogada de bola parada! E ainda pior é o branqueamento a que foi sujeita a jogada! Por exemplo, pelo Porto ter ganho com um golo de penalty, li em muitos sítios "Porto vence graças a grande penalidade.", o que não me preocupa, é uma constatação, é um facto. Agora o que me preocupa foi não ler "Benfica vence graças a golo irregular."! E ainda ter que ler que foram prejudicados! É o cumulo...

Agora passando para este fim de semana, vi duas repetições de situações que aconteceram o ano passado: o caso do Braga-Benfica e as sucessivas expulsões de jogadores de equipas que iriam defrontar o clube da avestruz na próxima jornada. Foram 3 expulsões de jogadores do Rio Ave, que garantem um pouco mais o jogo da Taça para o 5lb. Engraçado que este ano já não é a primeira manobra para garantir uma eliminatória...
E depois temos o jogo com o Nacional. Um jogo de nervos, que quase me fez saltar da cadeira com a hipótese de reviravolta no resultado, mas que com muita sorte não aconteceu. No fim do jogo, mais uma demonstração do que é o benfica de JJ - arruaceiro. Mas, mais uma vez, o branqueamento da CS da agressão de Jesus ao jogador do Nacional já está em marcha! Ninguém viu nada, dizem eles! E é assim que simplesmente sei que o castigo de Jesus será pateticamente curto, e que ninguém muda isso, porque como diz o André, "Parece-me claro, não é novo, é cultural que o Benfica seja beneficiado. O F.C. Porto agradece porque nos faz chegar ao sucesso". Nem mais.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Menos um

Ukra foi emprestado ao Braga, acabei de ler no maisfutebol. É o melhor que podia acontecer para já ao jovem extremo. Foi azar voltar ao Porto logo num ano em que temos jogadores fortíssimos para a sua posição, e que praticamente impossibilitou hipóteses de jogar mais. Tenho pena, pois esperava mais dele, mas quem sabe não volta mais maduro do Braga, já que vai ser uma melhor experiência do que a anterior no Olhanense.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

4 Pontos

Walter - regresso à equipa e com tudo que lhe podemos pedir: golos. Hoje até fez mais, fez um jogo repleto de bons toque que mostram que não é o manco que muitos dizem ser. e tem uma media de golos invejável.



Isqueiros - O que se passou durante o jogo com o Beira Mar é deplorável, não há explicação. Enquanto energúmeros como estes continuarem no futebol nunca vai haver sossego.



Resposta - a resposta que o Porto deu à Bolafoi brilhante. Directa e sem espinhas.Finalmente alguma reacção, esperemos que seja um acto isolado...

Contratação - Não gosto de falar de contratações antes da confirmação oficial, mas a ser verdade, para o ano que vem teremos mais um diamante no Dragão.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A taça que queria ser mas que nunca será

Hoje joga-se a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Mas será que isto realmente interessa aos clubes? Não me parece, pelo menos para a maioria... A Taça da Liga foi uma tentativa de trazer mais interesse para o futebol do nosso país, e isso percebo eu bem. Agora já não percebo o porquê de continuar, ano após ano, tentar melhorar a taça com mudança constante das regras. Pior, parece sempre que quem pensa nas regras só o faz para se divertir! Só imagino-os numa sala a reunir e diz um "Olhem lá, bora lá este ano condicionar as meias finais, com tipo, sem sorteio!", e diz outro "Isso é que era! E que tal se um dos critérios de desempate fosse a média de idades das equipas? LOL!" , já estão a perceber a ideia não é...


Pois bem, há quem defenda que simplesmente se devia acabar com esta taça, que nunca fez falta nenhuma. Eu não penso assim. Eu acho que a taça deve existir, com o nome que lhe quiserem dar, isso é o menos. Mas acho que devia ter uma nuance que quanto a mim iria aumentar o interesse do público. Actualmente, todos os clubes tem jogadores que quase nunca jogam por falta de oportunidades, o que leva os clubes apostarem neles nestes jogos. Mas lá está, nem todos pensam assim o que torna demasiado desnivelados alguns jogos que já se viram. Então pergunto eu, porque não inverter uma regra que já fez parte (não sei se ainda faz este ano) que forçava os clubes a jogarem com um certo numero de titulares na Taça da Liga e começarem a forçar os clubes a jogar apenas com um número muito reduzido de titulares? Isso seria óptimo para a competição, iria haver muito mais oportunidades para alguns jogadores e para o público de os ver jogar e realmente saber aquilo que valem, todas as equipas estariam em igualdade, pois uma equipa pequena sem nada a perder pode por os seus titulares contra as "reservas" de um grande com medo de lesões e do desgaste pois tem outras competições com que se preocupar.
Esta taça não está perdida, só muito confusa. Precisa de um novo formato, regras que realmente façam sentido e de uma pontinha de sorte para não ter casos de arbitragem a manchar por completo como já mancharam este formato. Esta taça da Liga que até acho que começou muito bem com a vitória do Setúbal (merecidíssimo, foi uma grande vitória de uma equipa que quis muito aquela taça), numa festa bonita, que aproveitou bem um estádio que é pouco utilizado e foi bem caro. Mas infelizmente está a morrer jovem e espero que alguém com juízo faça alguma coisa em relação a isso.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fucile e outras Elmanisses

Ontem não houve opera no Dragão. Houve um concerto calmo, seguro e controlado. Não diria que foi um porto de serviços mínimos, foi um Porto concentrado e que se tinha sido mais eficaz, seguramente não seriam só 3... Mas o jogo também serviu para mais uma coisa: piorar a relação de Fucile com os adeptos. Carago rapaz, dá-te cada paragem nesse cérebro de vez em quando! Abre os olhos homem! Sinceramente, não o percebo. Ele um dos preferidos da massa associativa Portista e este ano esta a deitar tudo a perder, por este andar acaba por sair pela porta pequena, sem deixar saudades! Eu gosto muito dele, acho que pode ser um dos melhores laterais que já tivemos, mas para isso tem de voltar a ser o mesmo Fucile de outras andanças!


Ontem também foi noite de Elmanisses. Péssima arbitragem, em todos os sentidos... Acho que está provado que não é arbitro para a nossa primeira liga, nem os seus assistentes. Espero bem que não demore muito a desaparecer dos nossos relvados, para o bem do futebol português. Erros como o golo dos mouros, o 3(!!!!) penaltys não assinalados para os dois lados entre outras coisas não tem desculpa possível, já são muitos erros numa época que ainda só vai a meio.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Opera de assobios

Chegou o dia. Finalmente alguém do Porto se fartou e pôs o dedo na ferida: criticou as assobiadelas (e de que maneira!). O André tem toda a razão, é um pouco estúpido que se assobie a equipa num momento destes. Temos uma equipa com grande espírito de união, não só entre eles mas também com os seus adeptos, e não faz sentido que os assobiemos pois isso só distancia a equipa dos adeptos! Querem assobiar? Assobiem no fim dos jogos, para mostrar aos jogadores que não gostaram do que viram e eles tem que meter na cabeça que para a próxima tem que fazer melhor. Agora assobiar um jogador que até está a jogar bem e lá falha um passe ou uma finta simplesmente não me cabe na cabeça. Mas também acho que não deveria ter sido o Villas-Boas a falar nisto. Porque sejamos honestos, apesar de todos gostarmos muito dele, é só mais um treinador no meio de muitos. Deveria ter sido o nosso presidente a falar muito seriamente sobre o assunto, a apelar a união de todos para apoiarmos a equipa.

E já que estamos a falar de assobios, vou contar uma história bastante ilustrativa disto tudo e que é a razão pela qual eu acho sempre melhor apoiar que assobiar:
Há uns anos atrás, na ultima época do Quaresma no Dragão, este estava a ser muito contestado pelos adeptos, que o assobiavam constantemente em todos os jogos, ao ponto de o próprio Quaresma ter sido confrontado com isto. Foi durante este tempo que um dia fui com a minha namorada, uma dragoa (não gosto de "dragona", soa mal) ferrenha ver, salvo o erro, o Porto receber o Leiria. O jogo estava a correr bem e até estávamos a ganhar mas o "ritual" já se tinha imposto, qualquer erro do Quaresma era tremendamente assobiado. Mas o que aconteceu a seguir foi mesmo muito engraçado. Houve um canto a nosso favor e ele ia ser cobrado pelo Quaresma a 50 metros a nossa frente. Nesse instante a minha namorada, muito chateada com os assobios, e como mulher do Norte que ela é, levantou-se e gritou "Vamos lá Quaresma, és o maior!". O cigano ouviu e virou-se para nós e levantou a mão em sinal de apreço e toda a bancada aplaudiu-o. Nesse jogo não se ouviu mais assobios e foi a partir desse jogo que os assobios começaram a se transformar em palmas para o Quaresma. Obviamente, não foi a minha namorada que mudou aquilo tudo, mas ajudou a mostrar a muitos portistas que só temos a ganhar se apoiarmos os nossos atletas. Afinal, ninguém paga para ir resmungar com ninguém, mas sim para desfrutar do espectáculo que eles dão 95% das vezes.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A luva branca

Foi com uma enorme luva branca que o grande Porto deu uma chapada a todos que adivinhavam a sua queda! Foi com um grande jogo e grandes golos que calamos aqueles abutres que pairavam sobre nós! Fiquei muito empolgado pelo nível mostrado, quanto a mim, quase ao nível do jogo com o benfica no Dragão, e gostei particularmente da maneira espectacular como a bola foi tratada do meio campo para a frente, foi lindo de se ver!

E agora, ele merece mais que ninguém, uma palavra ao Guarin. Grande jogo rapaz! E que golo! Apesar de na maioria das vezes nos levares à loucura com os remates para as nuvens, no sábado puseste-nos no céu com aqueles golos e mais, uma enorme exibição! Finalmente o Guarin começa a mostrar o que vale e pode vir a ser um jogador importante para o resto da época.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Hulk e os 10

A derrota no domingo foi apenas uma confirmação do que os portistas já sabiam, o Porto tem vindo a baixar o nível das exibições, o que custou a primeira derrota da época. Mas o que provocou esta quebra? Obviamente não há uma explicação simples, é tudo um junção de vários factores, mas para mim o maior factor chama-se Hulk. Se não vejamos, na pré-epoca Hulk não era o incrível que explodiu no inicio do campeonato e o Porto não mostrava um grande nível, perdendo até alguns jogos. O que é que mudou? A Supertaça.

Por muito que o Hulk diga que não, foi um jogo de raiva por tudo que lhe foi feito e a equipa acompanhou-o na sua revolta e fizeram uma notável exibição. Esse jogo foi para mim fundamental para embalar a equipa para o campeonato e para as grandes exibições. Esse jogo embalou Hulk também para os melhores jogos que alguma fez de azul e branco, valendo-lhe vários prémios individuais. Até que chegou o Porto - Benfica, esse jogo mitico em que esmagamos os mouros e elevamos a equipa ao céu. E Hulk subiu tanto ao céu que eclipsou-se quase por completo. Bom exemplo disso são os golos que não marca desde o jogo com o Benfica (golos de bola corrida, entenda-se). O Hulk que vemos agora é um jogador diferente da primeira parte do campeonato, sinto que ele quer sempre levar a equipa as costas, que quer resolver os jogos e mostrar o seu valor, e isso tem sido mau para ele. Já vimos que ele debita todo o seu potencial cá para fora quando joga mais despreocupado e para isso é preciso que os outros jogadores assumam mais responsabilidade na equipa. O ciclo de vitórias acabou, e com a mentalidade renovada, que Porto iremos ter este sábado no Dragão?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma derrota anunciada

E lá aconteceu, finalmente a máquina tropeçou. E de repente, o país saiu da crise e tudo está bem, nem que seja só por uma semana... Dá-me gozo ver os mouros todos contentes com a nossa derrota, isso só mostra o quão grandes nós somos e o quanto nó os incomodamos! O jogo correu mal, apesar do resultado ser injusto. Injusto é também crucificar o Kieszek. Erros acontecem a todos, e não é a assobiar e a criticar que o vamos ajudar! Ao errar, errou a equipa toda, mas não podemos esquecer tudo de bom que está equipa fez e por isso temos que os apoiar e dar forças para voltarmos a olear a máquina como deve ser!

Mas adiante, começamos mal o ano e agora? Agora é fazer tudo normalmente, como sempre fazemos, que é o mesmo que dizer que só podemos pensar em ganhar o próximo jogo! Para mim, no fundo isto até pode ser bom para descomprimir a equipa da pressão que o recorde de invencibilidade trazia e agora já não temos a cabeça a prémio (pelo menos, não tanto) e isso também é bom, pois isso estava a trazer uma agressividade excessiva por parte dos nossos adversários. O próximo jogo é uma final, pois mais um resultado negativo pode deitar abaixo a confiança da equipa e dos adeptos! É imperial ganhar sábado e manter as distâncias para tornar a baixar a bola a alguns crentes que já adivinham o descalabro total do grande FC Porto!